psionline.intercultural@gmail.com 

           Tel: 21 99803 8595 

© 2018 by Andreia Barreto de Miranda. 

1.

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ONLINE

AGENDE SUA CONSULTA ONLINE ATRAVÉS DO SITE VITTUDE 

Clique no link abaixo para acessar meu perfil e efetuar o agendamento:

https://www.vittude.com/psicologo/andreia-barreto-de-miranda

O QUE É O ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ONLINE?

O atendimento psicológico online ou a orientação psicológica online é realizada por um psicólogo qualificado e registrado no Conselho Regional de Psicologia.

Reconhecida e aceita pelo CFP desde 2012– Conselho Federal de Psicologia, de acordo com a Resolução CFP nº 11/2012, e regida pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo. Os atendimentos psicológicos online são precisos, breves e focais; e enfatiza a questão trazida pelo cliente, com o máximo de 20 sessões. No atendimento online, os princípios éticos do sigilo e privacidade são os mesmos do atendimento presencial, em conformidade de acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo.

Para utilizar esta ferramenta o interessado precisa possuir acesso a internet veloz e um computador com um bom áudio e webcam.

Link para o Código de Ética Profissional do Psicólogo:

http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo_etica.pdf

Link para a Resolução do CFP n° 11/2012: 

http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/Resoluxo_CFP_nx_011-12.pdf

Link para o CRP - RJ: http://www.crprj.org.br/site/

A QUEM SE DESTINA

  • Para adultos maiores de 18 anos e que procuram obter orientação psicológica breve a fim de resolver uma questão pontual que dispõem de pouca flexibilidade de horários não podendo se locomover até um consultório.

  • Pessoas que viajam com frequência a trabalho ou para aqueles que desejam simplesmente manter a discrição e o anonimato.

  • Para brasileiros que se encontram no exterior e possuem dificuldade de encontrar um terapeuta que fale português e desejam ser atendidos em sua língua materna.

QUALQUER PESSOA PODE FAZER?

O atendimento online não é recomendável em casos de estágios graves de depressão, psicoses e em casos de tendências suicidas. Nesses casos a alternativa sugerida é procurar um atendimento presencial em uma clínica ou algum CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de sua região ou em casos de emergências o CVV - Centro de Valorização da Vida pelo nr 188. 

COMO FUNCIONA?

Em muitos países, a modalidade de atendimento psicológico online já é regulamentada e difundida há muitos anos, esta é uma prática que se torna cada vez mais comum e aceita mundo afora, tanto para os profissionais qualificados que a oferecem quanto entre aqueles que a procuram como alternativa de tratamento psicológica.

A ferramenta usada é o programa Skype, a marcação da primeira sessão é feita através pelo e-mail psionline.intercultural@gmail.com


O agente mediador é a Internet, bastando apenas ter um computador com acesso à Internet e uma conta no Skype que a orientação psicológica on-line pode ser realizada de sua residência.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO ATENDIMENTO ONLINE?

  • Economia de tempo no deslocamento até o consultório;

  • Flexibilidade na marcação de dias e horários;

  • Conforto e privacidade de sua residência;

  • Impossibilidade de locomoção;

  • Apropriado para a resolução de questões breves e pontuais;

  • Em casos onde o paciente por qualquer razão esteja impossibilitado de sair de casa;

  • Próprio para pessoas que viajam muito a trabalho e por isso ficam impedidos de dar início a um tratamento terapêutico convencional.

RESULTADOS E PESQUISAS

A eficácia dos tratamentos psicológicos online já foram verificadas e aprovadas por inúmeros estudos internacionais. O site do Instituto Americano de Terapia Online (Online Therapy Institute) mostra um aumento crescente de trabalhos e pesquisas publicadas nesta área. Aproximadamente 1.000 artigos sobre e-terapia foram publicados em jornais científicos desde 1998, cerca de dois terços deles dentre os últimos cinco anos.

SIGILO PROFISSIONAL E CUIDADOS COM A PRIVACIDADE

Dados fornecidos durante o ato terapêutico serão de uso exclusivo do psicólogo e do paciente. O sigilo é absoluto quanto a identidade do paciente e ao conteúdo de informações fornecidas durante o processo terapêutico, seguindo o Código de Ética Profissional dos Psicólogos.

No entanto, estando ciente que a Internet possui vulnerabilidades é recomendável atentar-se para algumas dicas para que se possa minimizar qualquer falha de privacidade e segurança.

  • Não é recomendável a utilização de computadores de acesso público (lan-houses, escritórios); 

  • Use de preferência computadores com bons programas de anti-vírus, certifique-se que sua máquina esteja bem protegida;

  • Qualquer informação de ordem sigilosa e pessoal armazenadas no computador do paciente são de sua inteira responsabilidade, cabendo ao mesmo efetuar medidas de segurança quanto as informações dadas durante o atendimento;

  • Escolha um horário de atendimento onde dificilmente possa ser interrompido;

  • Durante o ato terapêutico, procure escolher um lugar silencioso, relaxante e principalmente onde possa ter privacidade. Quanto mais familiar for o lugar escolhido pelo paciente melhor, pois além deste se sentir mais acolhido e seguro ele sentirá mais conforto e liberdade para se expressar e se entregar com mais naturalidade ao processo terapêutico. 

  • O site possui o certificado SSL: O SSL permite que seus visitantes naveguem e enviem informações com segurança via HTTPS 

 

IDIOMAS

Os atendimentos poderão ser oferecidos em português e inglês.

FERRAMENTA DE ATENDIMENTO

 

Via SKYPE – imprescindível possuir conexão de alta velocidade, computador equipado com webcam e um bom áudio.