2.

Atendimento psicológico online para expatriados

A ideia de se criar uma clínica voltada para expatriados surgiu da minha própria experiência na Alemanha de 2008 até 2012, período que morei em Berlim. 

Cultura, identidade e migração sempre foram temas que atravessaram minha vida, estudos e consequentemente minha clínica. 

Comecei a clinicar em 2009 em Berlim atendendo brasileiros e portugueses residentes na Alemanha e com isso pude rapidamente notar as angústias do expatriado, sendo elas causadas diretamente ou não pela mudança de país mas sempre tendo ela como pano de fundo.

A escuta que ofereço com o meu trabalho é baseada na possibilidade de ouvir a pessoa que é atravessada pelas experiências migratórias e como essas estão a afetando. Todos nós somos seres inseridos em algum meio social e cultural e é a partir disso que vamos guiar a escuta clínica, oferecendo um espaço em sua língua materna para falar livremente daquilo que angustia e o que dali pode ser ressignificado.  

A expatriação vai questionar nosso lugar no mundo, ela tem a ver com nossos sonhos, desejos e expectativas e mesmo que a saída da terra natal tenha sido bem pensada e estruturada, ainda sim o processo de expatriação pode ser psiquicamente desafiador. 

AS VANTAGENS DO ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ONLINE 

Certamente o atendimento online não substitui a presença física mas os atendimentos de vídeo-chamada são um ótimo veículo para aproximar relacionalmente quem está longe geograficamente e proporcionar um vínculo terapêutico com um profissional qualificado e o acesso à saúde mental sem fronteiras. 

  • Comodidade para quem possui dificuldade de acesso. 

  • Escuta qualificada e com embasamento teórico. 

  • Durante o confinamento devido à pandemia do COVID-19.

  • Para brasileiros que residem no exterior e desejam fazer terapia em sua língua materna.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

  • É oferecido horários adaptados e flexíveis.

  • As consultas duram cerca de 50 minutos até 1 hora.

  • A duração do acompanhamento psicológico varia de pessoa para pessoa. 

  • É importante  a escolha de um lugar confortável, com privacidade e bom acesso à internet para que você se sinta à vontade para falar livremente durante as sessões. 

  • Idiomas: Português, inglês e alemão. 

Se você gostaria de saber mais sobre a terapia online ou para se ter um primeiro contato, clique aqui.

Andreia de Miranda Hollenstein - Pós Graduada em psicologia clínica

"A única vida interessante é a vida que acontece aqui e agora.
Não precisa ser épico, não precisa ser extraordinário, não precisa nada.
Precisa da presença efetiva de quem está vivendo."

Contardo Calligaris