psionline.intercultural@gmail.com 

           Tel: 21 99803 8595 

© 2018 by Andreia Barreto de Miranda. 

2.

Psicologia Intercultural

O QUE É A PSICOLOGIA INTERCULTURAL?

A psicologia intercultural surge tanto como foco de pesquisa quanto de intervenção clínica com o intuito de observar os fenômenos de ordem cultural que possam afetar a saúde psíquica do sujeito, sendo o foco do psicólogo intercultural: analisar a relação entre cultura e comportamento humanos,  estar sensibilizado para as psicopatologias decorrentes da migração e questões culturais bem como assegurar o bem-estar social e psíquico do expatriado.

 

ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA ONLINE PARA BRASILEIROS QUE RESIDEM NO EXTERIOR

 

Orientação psicológica online para brasileiros que moram no exterior e buscam obter suporte psicológico em sua língua materna.

Orientação embasada nos conceitos da psicologia intercultural, o foco deste tipo de abordagem é voltado àqueles que desejam orientação afim de resolver conflitos psíquicos oriundos de uma mudança para um país estrangeiro.

 

  • Sentimento de inadequação e isolamento

  • Dúvidas quanto ao futuro

  • Sentimento de culpa

  • Frequente tristeza e insatisfação

BENEFÍCIOS

Alguns benefícios da orientação psicológica intercultural:

A orientação terá como foco as potencialidades do indivíduo, buscando fortalecer as ferramentas de superação que ele próprio possui.

 

  • Melhor entendimento acerca de sentimentos e comportamentos relacionados ao processo de adaptação e mudança.

  • Melhora o processo de adaptação ao estrangeiro / readaptação ao país de origem.

  • Prevenção da depressão e ansiedades.

  • Melhora no convívio social e familiar.

  • Auto-conhecimento e aprendizagem: o que aprendo com a experiência de morar no exterior.

  • Oferece mais segurança e clareza no planejamento.

 

 

ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA ONLINE PARA EXPATRIADOS RESIDENTES NO BRASIL

 

Viver longe da pátria onde nasceu não é fácil, a mudança de país e o trânsito entre culturas pode ocasionar sentimentos conflitantes, de estresse e insegurança.

A imersão em um ambiente cultural diferente do qual fomos criados e aprendemos nossas primárias regras de comportamento e crenças, pode ser tanto transformadora e desafiadora quanto angustiante e desnorteadora.

Cada indivíduo tem uma forma particular de se adaptar às condições de estar estrangeiro, como lidar com a solidão, aprender uma nova língua, obedecer a novas regras e leis da sociedade e respeitar novos costumes culturais.

A cultura brasileira é muito plural, sendo para o estrangeiro em seu primeiro contato uma gigante onda de informações a ser assimilada de uma vez.

Não há um tempo certo nem uma fórmula que seja regra para a adaptação e entendimento rápido da tão vasta cultura e regras sociais brasileira, por isso que a orientação psicológica online com foco em uma orientação intercultural pretende fornecer um suporte e instrumentos para pessoas que estão passando por uma fase delicada de chegada e adaptação ao Brasil.

 

ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA ONLINE PARA BRASILEIROS RETORNADOS DO EXTERIOR

 

Você sabe o que é a síndrome do retorno?

É um sentimento de inadaptabilidade quanto ao seu próprio país, sensação sentida por inúmeros brasileiros que retornam ao Brasil após passado um tempo no exterior.

Se sentir deslocado e desiludido acerca da terra natal é um dos sintomas mais comuns.

O retorno do imigrante ao país de origem é considerado uma nova migração, demandando a mesma carga de energia e investimento para uma readaptação, desta vez á sua própria pátria.

A síndrome do retorno – ou regresso – pode levar a um sentimento de crise de identidade e muitas vezes até a depressão devido à uma momentânea inadequação na sociedade, o país que idealizamos quando estamos lá fora não é o mesmo que encontramos quando retornamos, tão pouco as pessoas que deixamos, a saudade e nostalgia dão um colorido especial à terra natal, mas nem sempre o retorno corresponde às nossas expectativas idealizadas quando lá fora.